27 de jul. de 2012

Cupcake com Merengue!

Simbora pro merengue então?! Vumbora!

Já falei sobre isso aqui no blog... na verdade, chamei de marshmallow na época... mas é o mesmo método que usava antes... a diferença agora é o ponto do merengue... agora o negócio é chique, com direito a voltinha e tudo! Yehhhh!

Receitinha:
- 90 g de clara (3 claras mais ou menos)
- 200 g de açucar refinado (pode usar cristal também, mas nunca derrete totalmente e sempre fica aquele "creck creck" na hora de comer)
- 40 ml de suco de limão

Obs.: o mínimo de açucar é sempre o dobro da quantidade de clara, na verdade tudo isso influencia do ponto do merengue. Eu não coloco cremor tártaro, mas.... fique a vontade! ;)

Leve ao fogo, em banho maria, as claras e o açucar... e vá mexendo de vez em quando, até o açucar derreter... a cor vai ficando "cor de caramelo"... quando derreter, leve a batedeira e bata (sem dó nem piedade)... começe com a velocidade baixa até esfriar e depois vá aumentando até dar o ponto (uns 10 min no total, mais ou menos... dependendo da quantidade, é "craro")... adicione o suco de limão e bata mais pra incorporar o "azedinho gostoso" do suco e pronto...
O "ponto pra bico" (se fala assim, gente?!) é fácil de perceber... observe o "arame da batedeira"... e veja o "pico" de merengue que ficou na ponta desse arame (como na foto aí de cima!)... veja se ele vai cair, se cair, bata mais... se ficar firme... já tá bom!

Claro que dá pra fazer de tudo com esse merengue... as fotos foram tiradas durante a preparação do cupcake de limão (o meu queridinho!).
 
O bico usado foi o 1B da Wilton... mas dá pra fazer a "voltinha" com quase todos os bicos do tipo pitanga! O toque final foi dado pelo maçarico... o meu é daquele "fuleirinho"... mas, no momento, acho que ele cumpre bem o seu papel. Eu amo o cheirinho de açucar queimado que ele deixa no ar... é de matar do coração qualquer vizinho (he-he-he... risadinha maquiavélica)!
 
A setinha vermelha da foto é pra mostrar que quase nunca eu consigo não queimar as bordinhas... sempre de 10 cupcakes, 3 queimam (na primeira vez que eu fiz e "pegou fogo" eu fiquei mega assustada achando que ia botar fogo na casa... aí enfiei o cupcake inteiro de baixo d'água na pia... hahahahahah! Que antaaaa!)... papel é papel, né?! Antes eu ligava e ficava arrasada... hoje em dia eu acho que faz parte do charme do cupcake maçaricado! ;)
Se jogaaa no merengue, colhegaaa! Pra comer com morango então?! Afff! Muito bom! Partiu fim de semana! Beijooo!


Fofoca em dia!

Meus Deussss! Tanto tempo sem aparecer, né?! Depois do Salon du Chocolat comi tanto chocolate que tive que correr (literalmente!) pro spa e ficar "internada" por lá! Hahaha! Mentiraaaa... primeiro que nem rolou tanto chocolate assim e segundo que a grana ta curta pra tirar férias num spa! Hehehe! Pra justificar minha ausência eu digo que fiquei uma semana mega envolvida com um evento que rolou lá no centro de convenções (outro?! pois é...) e logo na semana seguinte caí doente, com direito a garganta inflamada, febre e tudo mais!

Vamos logo botar a fofoca em dia!

Sobre o Salon du Chocolat... assim sabe... foi legal! Esperava mais? Sim, eu esperava! O primeiro dia bombou... achei bem legal... o segundo dia foi mangue (como dizem os baianos), e o terceiro nem me atrevi a aparecer. Ahhhh! Conheci Sam, lá do blog fofurices... pois ééé! Legal, né?! E conheci Nanda, do Santo Cupcake... só por ter conhecido elas, já valeu a pena... ;) Além disso comi chocolates bem diferentes... do tipo que eu nunca tinha experimentado antes, outro ponto positivo!

Genteeemm! Continuo uma pessoa viciada em compras online... pois é, não tem maré vermelha, receita federal, correio lerdo que tire a minha vontade de sair clicando em tudo que esse e-commerce tem a oferecer. A coisa ta tensa! Como não podia deixar de ser, produtos de confeitaria e utensílios de cozinha estão super inclusos nesta listinha... ai ai (suspiro de Becky Bloom!). Eu sempre digo que não vou ficar ansiosa, mas já estou! Hahahaha! Comprei cortadores com marcadores do tema de bebês (mamadeira, carrinho, babador, etc) que vem lá da China (senta e espera q a demora promete!), comprei saco de confeitar de silicone (obaaaa!) e comprei um kit da Wilton com vários bicos, inclusive o de rechear cupcake que sempre procuro mas nunca acho. Tudo isso pelo e-bay. A medida que forem chegando (ei "homizinho do correio", favor contribuir) , vou clicando e postando, ok?! ;)

Ahhh! Semana passada, no intervalo do evento no centro de convenções e da minha garganta inflamada, entreguei uma encomenda bem legal de cupcakes para padrinhos... seguindo aquele estilo de caixa-convite, lembram?! Só que dessa vez foi uma caixinha para 2 cupcakes ao invés de 4. Mas isso é assunto para um próximo post. ;)

Vixi! To vendo que vou ter que desviar do plano original e mudar esse post. Ia falar sobre merengue, com receitinha e tudo mais... mas como já falei mil e uma besteiras aqui, acho que vou terminar esse post de novidades e criar outro com o dito cujo (o merengue)... né melhor?! Acho que fica mais organizado (falou a portadora de TOC, hahaha!).

Então fechou... continua por aqui e dá uma olhadinha no post de cima! ;)

6 de jul. de 2012

Salon du Chocolat!

Assim sabe, cá entre nós... mas eu fiquei mega surpresa quando eu soube que aqui em Salvador ia rolar o Salon du Chocolat, um evento grandeee e internacional... não que eu esteja querendo desmerecer a minha cidade do coração, longe de mim... mas é que não estamos acostumados com esse glamour tpdo, juro que não! Mas já que fomos presenteados com isso... o negócio é participar e não perder um minutinho se quer (e se jogar nas degustações e lambanças de choco, yehhh!) do evento!

"O Salão do Chocolate, maior evento mundial dedicado ao chocolate, abre sua primeira edição em Salvador, na Bahia, de 6 a 8 de julho de 2012, no Centro de Convenções da Bahia. Após Paris, Nova Iorque, Tóquio e 6 cidades japonesas, Moscou, Xangai, Cairo, Bolonha e Zurique, o Salão tem a honra de se instalar no Brasil, 4º país consumidor de chocolate e 5º país produtor de cacau." (ui! chique benhêêê!)



Estarei de plantão (colada na corda) por lá a partir de hoje a tarde... e vamos ver o que vai dar! Espero ter várias novidades legais pra compartilhar com vocês! Para mais informações sobre o evendo, dá uma espiada aqui, assim você fica por dentro de todas as atrações que vão rolar por lá!

Além desse chocolate todo, estou super animada com a expectativa de encontrar várias "bakers", que só conheço nesse mundo online... eitchaaaa que esse evento promete! ;)

4 de jul. de 2012

Animal Print!

Acho que quem acompanha o blog já percebeu que estou numa fase cheia de "feminices" e "frescurites", do tipo fã de maquiagem, ligada (220w) nas tendências da moda, viciada em roupitchas novas (e quem não é, né?!)... pois é, e como não poderia deixar de ser, tento "transferir um pouco dessa moda" para o mundo dos cupcakes... afinal, isso aqui é "gramour" meu povooo!

A "animal print" (estampa de bicho colegaaaa!) é uma tendência não tão nova assim... mas é cada vez mais óbvio que ela veio pra ficar, se tornando um clássico dos clássicos... e tá presente em tudo por aí, tanto nos acessórios (para as mais tímidas e recatadas!) quanto nos trajes completos (para as mais ousadas e com "piriguetismo na veia", yehhhh!). Mas como isso aqui é sobre cupcake e não sobre moda, vamos ao que interessa:



Para contribuir com essa minha "peruíce", a mago lançou forminhas forneáveis para cupcakes tanto em oncinha quando em zebrinha (olha aqui, aproveite e dê um look nas novas cores das forminhas metalizadas... um arraso!)... mas até agora só comprei as de oncinha, já que você pode perceber que na foto de cima a estampa ficou por conta dos wrappers.

Acho as estampas super charmosas e, apesar dos cupcakes serem de cobertura e granulados simples, as forminhas contribuem com um certo "ar de riquesa". Hahaha! Uma boa opção para dar uma incrementada nesses cupckes é ao invés dos confeitos simples de açucar, usar um pó comestível dourado ou prateado, ou algum detalhe pequeno, tipo uma florzinha na lateral do cupcake) de pasta americana tingida e purpurinada também nessas cores. Enfim... é sú usar a criatividade e arrasar! ;)

E vocês, o que me dizem, curtem "animal print"?! ;*

2 de jul. de 2012

Livros!

Aproveitando o clima de feriado com cara de domingo aqui em Salvador (02 de julho - independência da Bahia), fui dar uma folheada em alguns livros e revistas culinárias, uns sobre cupcakes, outros não. Foi aí que percebi que dicas de livros é um bom assunto para falarmos aqui no blog. É minha genteeeeeeeeeeee, isso aqui também é cultura, baby!

Pra quem não sabe, sou uma devoradora de livros... na verdade, tento ser. Ler, sem dúvida, é uma das minhas paixões. Tenho duas sessões de livros no meu quarto, uma de romances, ficções e entretenimento em geral, e outra de gastronomia, é claro. Essa última ainda está em fase de crescimento... mas, um dia eu chego lá... devagar e sempre! ;)

Lembro que há uns anos, os únicos livros de cupcakes disponíveis nas livrarias da cidade eram americanos, todos em inglês, o que dificultava a vida de muita gente. Com o passar do tempo, e a popularização do nosso bolinho favorito, as coisas foram mudando e, hoje, tem centenassss de livros sobre o assunto disponíveis por ai (para a nossa alegria!). Yehhh!

Logo quando comecei a me apaixonar pelos cupcakes, ganhei de uma amiga (Lu, a de sempre!) meu primeiríssimo livro sobre o assunto! O livro é um clássico, tanto lá nos EUA, quanto aqui no Brasil.


A mulher bombril (Martha Stewart's) se jogou nesse mundo (ôôô criatura pra querer saber de tudo e escrever sobre tudo, viu?!) e lançou essa belezura. O livro é bem legal... tem muitas fotos boas que dá pra mexer com nossa imaginação, fácil, fácil. O que pesa contra é o fato de ser escrito em inglês e das receitas serem bem americanizadas (claro, néee? dããã!), o que, para mim, não combina muito com nosso gosto brasileiro, muito menos com o nosso clima. Mas nada que uma boa e velha adaptação não resolva, né?! ;)

Depois desse, fiz outras aquisições!



Esses daí de cima eu fui comprando com o passar do tempo. Assim sabe, sendo super sincera, não vejo muita necessidade das pessoas terem tantos livros culinários hoje em dia, a internet tá aí pra isso, nela você consegue todo tipo de receita, vê todo tipo de foto... termina que desbanca um pouco o papel dos livros. Mas sendo mais sincera ainda, eu amoooo folhear livros... não sei, dá uma sensação melhor, mais real sabe?! Não sei se vocês me entendem... =P Ou seja, dá pra ter uns livros... e dá também pra bisbilhotar no google... o que não dá é pra ficar na dúvida de alguma receita ou ficar sem idéias na hora de confeitar um cupcake! ;)

Falando um pouco mais sobre esses três livritchos aí de "riba": o de cima do lado direito, acho, que foi um dos primeiros livros de cupcakes em português... ele é "legalzinho", nada demais, tem até o  volume 2 já... mas ainda n comprei (e nem sei se vou comprar!), por que acho que é quase a mesma coisa. O livro de cima na esquerda, foi minha última compra... ele tem várias receitas diferentes, mas acho que por serem diferentes demais terminam sendo pouco "usáveis". O de baixo parece um livro versão pocket, é bem simples, tem váriasss receitas... mão nenhuma apaixonante!

Não posso deixar de comentar sobre as revistas... eu tenho bem poucas... (as que tenho, ganhei de minha tia (valeu Adri), hahahahaha!)... acho que a única utilidade delas é ver as idéias que o povo anda tendo por aí! Simples assim!

Algumas de minhas revistas!



Essas revistas estão a venda em bancas de revista e em lojas especializadas em confeitaria e cursos de culinárias.

Pra terminar, uma foto da minha mini coleção de livros de gastronomia, só pra ilustrar o post! ;)


E vocês, alguma dica de livro legal?! ;)