24 de ago. de 2011

O Queridinho do Mês!

Demorei mas voltei! ;)

Fui passar uns diazinhos em Recife e, é claro, não pude deixar de visitar o centro da cidade pra fazer umas compritchas básicas de acessórios e fofurices para os cupcakes!
Prometo que posto todas as fotos e dicas sobre o que comprei, onde comprei e bla bla bla! Mas tive que passar hoje rapidinho por aqui, só pra vocês não pensarem que abandonei geral!
Então vou postar uma foto do cupcake do momento (ele tá sendo o queridinho do mês). Os cupcakes de marshmallow. Na verdade, é bolo de chocolate, recheio de brigadeiro e cobertura de marshmallow!


Esse marshmallow não é o verdadeiro marshmallow, por que ele não tem aquele gosto de caramelo forte, já que eu não caramelizo o açúcar. Ele é mais neutro, pra combinar com todos os sabores de bolinhos e recheios.
A consistência é você quem diz! Quanto mais se bate, mais "durinho" vai ficando!

A receita é simples:

3 claras (mais ou menos 100g)
200 g de açucar cristal

Misture as claras e o açucar num bowl e coloque em banho maria, sempre mexendo. Nada de fogo muito alto, mas também nada de baixo demais. Entre 220º e 270ºC. Se tiver um termômetro, controle a temperatura (quando chegar aos 50ºC, tire do fogo), se não tiver vá no feeling (eu não tenho termômetro ainda! será minha próxima aquisição!), então mexo por uns 5 minutinhos, quando a mistura vai ficando num tom de caramelo, eu desligo e começo a bater.
Bata na velocidade baixa por 2 min e depois na intensidade média, por mais 4 minutos. Pronto, é só cobrir os cupcakes (dá pra confeitar uns 20 cupcakes) e decorar com "medalhinhas" coloridas.

Dica 1: Se quiser uma consistência mais mole, para rechear, por exemplo, bata por 3 minutos, ao invés de 4.

Dica 2: Observe que a quantidade de açúcar é o dobro da quantidade de clara. Quanto mais açúcar, mais dura a consistência.

É super simples e todo mundo gosta!

2 comentários:

  1. Esse cupcake tem cara de ser uma delícia!!!

    ResponderExcluir
  2. Amiga.. to babando.. literalmente! Nem vou mostrar esse pra Rato, pois corre o risco de ele querer comer o computador..

    ResponderExcluir