2 de set. de 2011

Cupcake Sustentável!

Hein?! Como?! Que papo é esse de cupcake sustentável?! Pois é... essa onda de sustentabilidade vem atingindo também as cozinhas mundo a fora! A ecogastronomia é mais uma moda que veio pra ficar. E sabe de uma coisa?! Eu até que gosto! Assim sabe... no início rola um pouco de preconceito sim, eu assumo! Mas na verdade, é bem legal de como ingredientes que antes estavam destinados ao lixo podem se transformar em comidinhas (e pq n cupcakes?!) gostosas!
Não... eu não fui dormir e acordei pensando em me tornar mais "verde"! Tudo começou com a nova disciplina la na facult: "meio ambiente e sustentabilidade". O professor que não é bobo nem nada, uniu o útil ao agradável e criou um tal de um momento lúdico nas aulas, onde uma dupla de alunos deveria levar a degustação de um prato (doce, salgado, ou o que for) pra sala!
Resumindo... lá estava eu, tendo que fazer a seguinte de receita (q é escolhida pelo próprio professor): bolo de casca de abóbora com calda de chocolate.

"Ecaaaaaaaaaaaaa!". Foi exatamente isso que eu pensei! Mas sabe que não é tão ruim assim...
Assim... não vou dizer que comeria de olhos fechados! Definitivamente, não! Mas ele superou minhas expectativas! (huhuhuh!)

É claro que ao invés de bolo... fizemos cupcakes, claro! Muito mais estilo e praticidade na hora de servir!

Eu e Lê fomos pra casa de Lu (a Lú de sempre) e as três botaram a mão na massa! Cupcakes de casca de abóbora, cobertura de ganache de chocolate e a idéia do ano, pralinê de semente de abóbora! (sim, pq se é pra ser sustentável, vamos usar a imaginação ne?!)

Vou postar logo a foto e depois dou as dicas e receitas pra quem quiser entrar nesse mundo dos "ecocupcakes"!

A receita foi o professor que deu, mas ele tirou de algum site (ja vi que tem varios sites com a mesma receita):

Ingredientes:
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar
3/4 de xícara de chá de maisena
2 ovos
1 xícara de óleo
2 xícaras de chá de casca de abobora picada
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo:
Bater no liquidificador as cascas, ovos e o óleo, peneirar numa tigela a farinha, a maisena, o açucar e o fermento. Juntar a mistura do liquidificador e mexer muito bem. Despejar a mistura nas forminhas de papel e assar em forno médio.

A cobertura foi uma ganache básica de chocolate meio amargo derretido e misturado com creme de leite.

Pra fazer o pralinê, torramos as sementes de abóbora no forno. Depois derretemos o açúcar, acrescentamos manteiga  e as sementes e despejamos tudo numa pedra de marmore (untada com manteiga), esperamos esfriar e quebramos o açúcar (ótima hora pra liberar o estresse que tem dentro de você!).

Teve gente que disse que parece bolo de cenoura, alguns acharam o gosto parecido com milho... enfim, várias opiniões! Faça e depois poste aqui o que achou! ;)

E vamos lembrar de além de usar ingredientes sustentáveis, adotar atitudes mais "verdes" na nossa cozinha! Menos lixo, menos água, menos energia e mais consciência! ;)

3 comentários:

  1. É normal eu ser sempre do contra, mais esta receita surpreendeu, palavra de quem tem aversão a coisas natureba e com a criatividade de Ge e Lu, esse cupcake ficou perfeito. Lê

    ResponderExcluir
  2. Hum... parece ser delicioso, afinal gosto muito de receitinhas com reaproveitamento de alimentos.
    Estou seguindo seu blog e ficaria muito feliz se me seguisse também.

    http://encontrodeculinaria.blogspot.com.br/

    Que Deus te dê ainda mais sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lunay, receitinhas sustentáveis são sempre bem vindas, né? Beijos!

      P.s.: o link do seu blog ta dando como não encontrado. =/

      Excluir