11 de out. de 2011

Esse tal de bicho-de-pé!

Que nome mais estranho que foram colocar num docinho tão bom e tão fofinho! Até tentei procurar no pai dos burros (google), mas não achei nada que explicasse essa analogia entre um bicho de pé e um doce rosa. Mas enfim... o que interessa mesmo é que o docinho é uma delícia, super fácil de fazer, todo mundo gosta e, o melhor de tudo, serve perfeitamente como cobertura (e/ou recheio) de cupcake! \o/\o/\o/

Tem várias receitinhas de bicho de pé, mas eu tenho três que são minhas favoritos e valem ser compartilhadas com vocês! São elas:

1ª Receita:
395 g de leite condensado
50 g de bebida láctea em pó sabor morango
10 g de manteiga 

2ª Receita:
395 g de leite condensado
200 g de creme de leite
10 g de gelatina em pó sem sabor vermelha

3ª Receita:
395 g de leite condensado
100 g de creme de leite
5 g de gelatina em pó sem sabor vermelha
10 g de refresco em pó sabor morango

Todas tem o mesmo modo de preparo, que é igual ao de um brigadeiro (coloca tudo na panela, em fogo médio, e vai mexendo até desgrudar da panela), mas o ponto que você quer (cobertura, doce, recheio) é o que vai fazer variar o tempo de fogo.

Mas e então qual a diferença entre elas?! Eu adoto a seguinte classificação: a 1ª se adéqua mais ao gosto da criançada, é mais doce (por que não usa o creme de leite, que dá uma "quebrada" no sabor doce do leite condensado) e tem um gostinho de morango mais acentuado; a 2ª é a que eu mais uso, na verdade ela parece mais um brigadeiro branco de cor rosa, ou seja, não tem quase gosto de morango, apenas a corzinha que é um charme; a 3º se parece bastante com a 2ª, só que devido ao acréscimo do refresco em pó ela fica um pouquinho mais doce e com um sabor maior de morango.

É claro que nada impede de você fazer a sua receita pessoal, dá seu toque especial, misturar as receitas, adicionar ou excluir algum ingrediente. Faça do jeito que achar melhor!

Aí em baixo tem uma foto de cupcakes, cobertos com esse tal de bicho de pé!


Assim como o brigadeiro, acho o bicho de pé um doce bastante democrático, vai bem com tudo e com todos. Seja adulto, criança, vovô ou vovós, seja bolo de chocolate, de baunilha, mesclado ou de coco. O da foto é bolo de baunilha e o granulado é branquinho pra combinar com as forminhas de papel estampadas.

Aproveita amanhã o dia das crianças e faz bicho de pé pra gurizada, certeza que eles vão adorar! (e eu também, é só chamar que eu vou, facin facin! rs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário