9 de nov. de 2011

Por que os cupcakes soltam das forminhas de papel?

Mega inspirada por uma postagem filosófica de um blog (Fofurices) que eu adoro, aqui estou eu! O texto fala sobre um assunto que me deixou super encucada logo nos meus primeiros meses de cupcakes. Depois de muito pesquisar por esse google a fora, percebi que era um assunto comum entre os "bakers" de plantão. Infelizmente pra mim, eu só fui achar esse post do fofurices há uns dias atrás, mas acho que vale o destaque, já que estamos aqui para compartilhar experiências e mais um pouco! ;)

Mas e então: por que esses bolinhos ousados soltam dessas chatíssimas forminhas de papel?! Segundo o "artigo" do blog existem vários motivos, todos eles muito bem explicados, diga-se de passagem. Mas pra mim, na real mesmo, alguns desses motivos merecem destaque especial.

Uma das coisas que sempre reparei é que a quantidade de gordura ultra influencia o fato da forminha se soltar ou não. No início, eu seguia a receita a risca e, depois de sair do forno, as forminhas ousadas sempre iam em direção contrária da massa do bolo. Aí pensei, humildemente (atenção para meu momento autista): o que faz um bolo não grudar numa forma de alumínio é a maneira que untamos ou a quantidade de gordura daquele bolo. Se a forminha de papel não é untada, é a quantidade de gordura a grande causadora dessa desavença entre forminha e bolinho. Há! Mistério solucionado (ilusão!)! Diminuí a quantidade de manteiga (aproveito pra defender a causa de que bolo com manteiga é sempre mais gostoso!!!) e o bolinho e a forminha fizeram as pazes (mas as vezes eles voltam a brigar feio).

Depois dessa minha reflexão, eu confesso que comecei a ter bem menos problemas de forminhas soltas. Mas as vezes ele ainda volta pra atormentar meu juízo! Nessas horas eu aproveito para analisar (sim, tem uma psicóloga dentro de mim) a situação e tentar entender o porquê.

Outro motivo é: a forminha de papel. A Wilton tem cada forminha lindaaaaaaaaa de viver né? Estampadinha, listrinha, bolinha... é de enlouquecer. Mas, adivinha? Elas são as campeãs do ranking de "forminhas soltadeiras". Não sei por que, se tem algo a ver com o nosso clima, com o fato delas serem mais amanteigadas que as demais, mas o fato é que prefiro 10 vezes trabalhar com as da Mago, que são mais simplórias mas fazem bem o seu papel.

Além da qualidade dessas forminhas, não poderia deixar de falar aqui sobre aquelas rebeldes que ficam bem mais "arreganhadinhas" que as outras. O fato é que elas são plissadas, e as vezes tem uma dobrinha ou outra que está mais aberta que o normal, e isso, pra mim, faz diferença sim! Uma vez rebelde, sempre rebelde. Quando tiramos o cupcake do forno e deixamos esfriar, pode reparar que as suas bordinhas já estão com pequenas rachaduras anunciando "eu vou soltar, lá lá lá lá lá!". E soltam!

Além de embelezar e "enfofurar" os cakes, pra mim, um dos grandes papeis dos wrappers é "prender" essas forminhas rebeldes. Eles revestem o problema (ops, o cupcake) e nos dão sensação de alívio imediato (praticamente remédio pra dor de cabeça).

Outras causas podem ser citadas: a quantidade de massa, quanto mais alto o cupcake ficar, menos probabilidade de soltar. já que eles estará em maior contato com a superfície da forminha; o resfriamento do cupcake, nada de deixar ele "esfriando" lá na própria assadeira que já está úmida e engordurada, o ideal é uma grade de resfriamento, mas se não tiver, coloca os bolinho em outra assadeira sequinha e limpinha, num local neutro, tipo mesa da sala ou prateleira que esteja longe do calor do forno.

Enfim, são muitasssss teorias, muitos motivos para que a briga entre forminhas e bolinhos continue a existir e atormentar nossas vidas. É por isso que cada um tem seus rituais próprios na hora de fazer seus cupcakes... e é como dizem, em time que tá ganhando não se mexe, ou seja, se seu caminho de fazer e assar cupcakes tá dando certo, continua seguindo por ele colega! ;)

Ahhhh! A idéia de assar o bolinho com duas forminhas de papel é legal! Realmente a forminha de fora absorve bastante oleosidade. Mas não é nada comprovado! O negócio é tentar fazer como você sempre faz, botar fé, cruzar os dedinhos e pedir ao bolinho e a forminha que mantenham a união viva entre eles! ;)

26 comentários:

  1. Adorei! Também li todas as teorias do blog fofurices, que eu amooo...mas saiba que o seu post completou mais um pouquinho as coisas que eu já aprendi lá! Lindo seu blog, parabéns!!!
    Beijos
    Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela! Nossa, que bom que você gostou, fico bem feliz! Apareça sempre por aqui, tá?! ;)
      Beijão!

      Excluir
    2. Faço cupcake sem óleo, sem manteiga, sem gordura nenhuma, só que às vezes agarra na forminha de papel, ainda nan descobri o porquê agarra!

      Excluir
    3. Pode me ajudar? Eu uso produtos da Herbalife.

      Excluir
  2. E o que você faz quando a forminha solta? Att, Regina Oliveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina! Normalmente eu uso os wrappers para manter os cupcakes fechadinhos! Mas cada vez menos eles estao soltando, a pratica ajuda muito, assim como todas essas dicas que encontramos internet a fora! ;)

      Excluir
  3. Bom os meus cupcakes são ao contrario... Eles insistem em grudar nas ditas forminhas! Fica ruim para comer tem que ficar desgrudando o papel...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita Bruna... vai entender esses mistérios né?! rs
      Tenta colocar mais gordura na massa (manteiga/margarina/óleo/leite/ovo)! Vai que dá certo né?! ;)
      Boa sorte! Beijooo!

      Excluir
    2. os meus tbem ficam grudado na forminha de papel!!
      Como posso evitar? posso untar?
      Brigadão!!

      Excluir
  4. Oi Amiga.... os meus tbm soltam. Eu retiro do forno e deixo esfriar na mesa de vidro, recheio e quando vou colocar a cobertura já estam soltando da forminha, me desespero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane! Menina, é um horror essa rebeldia das forminhas, né? Percebi que a quantidade de fermento super influencia no fato delas soltarem das forminhas... tenta colocar um pouco menos pra ver se funciona! Beijos!

      Excluir
    2. Oi tudo bem? os meus às vezes tb soltam... e eu não entendo o pq.... achei interessante o lance do fermento... tenho uma receita da Otavia Sumevila, que não leva fermento.. talvez agora faça sentido o que eu não estava entendendo... vou testar a tal receita. Valeu. Giovana / RJ

      Excluir
  5. Só de pensar na encomenda,ja´estou quase chorando rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk! Relaxa Wanda... encomendas sempre nos deixam estressadas né? Nesse tempo que tenho feito cupcakes, descobri que sou muito mais exigente do que as próprias clientes. rsrs

      Excluir
  6. UMA OUTRA DICA: USA AQUELA ASSADEIRA PRÓPRIA P CUPCAKE EH UMA MARAVILHA, DEPOIS Q PASSEI A USAR NUNCA MAIS SOLTOU DA FORMINHA DE PAPEL, FICAM LINDINHOS!!!

    ResponderExcluir
  7. meee ajuda! o meu problema é o contrario do seu. quando eu faço meus cupcakes eles não desgrudaaaaam da forminha de papel!!! D: como eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a marca das forminhas que você ta usando? Isso influencia bastante. Tenta mudar pra ver se dá certo. Ou sua massa pode tá pesada demais, o que normalmente acontece quando a massa leva pouca farinha e fermento (tipo massa de brownie, por exemplo). Boa sorte aí! ;)

      Excluir
  8. No meu caso é bem louco!!!
    Só os cupcakes de chocolate que soltam!!!
    Fico apavorada quando me pedem !!!!rs
    Bjus
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju! Isso acontecia comigo também... criei uma teoria, não sei se vai fazer sentido pra você... minha receita de cupcake de baunilha e chocolate é a mesma. Na de chocolate eu acrescento no final de tudo o chocolate em pó. Na mesma fornada os de chocolate soltava e os de baunilha não, então pensei que poderia ser por causa do proprio chocolate que tem gordura. Oq eu faço é adicionar 1 colher de sopa cheia de farinha de trigo junto com o chocolate em pó, pra "quebrar" a gordura extra que o chocolate tem. Nunca mais soltou! rs
      Tenta e me fala se deu certo! ;)
      Beijos!

      Excluir
  9. Os meus cups grudam nas forminhas de papel (normalmente sou obrigada a usar as de metal untadas e talz...) O que posso fazer pra mudar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos cupcakes que coloquei fermento soltaram .. Nos outros coloquei bicarbonato de sódio ... E ficou perfeito ...

      Excluir
  10. Suas dicas me ajudaram muito!!!
    Obrigado!!
    Bjos!
    Ju

    ResponderExcluir
  11. Germana, fiz ontem de chocolate, usando a massa de baunilha e elas soltaram. Fiquei mto nervosa, pois estou começando a fazer e nao deu certo. Obrigada pelas dicas. Seu blog é mto interessante. Aproveitando, em qq receita pode-se trocar o fermento pelo bicabornato? bj

    ResponderExcluir
  12. ainda estamos estamos testando a cola de açucar., mas lendo suas teorias e nossa experiencia, concluimos que o tipo do forno tbm influencia. obgd.

    ResponderExcluir