13 de dez de 2011

Caramelo²!

Só de falar em caramelo a boca enche d'água neeee? Agora imagina quando se trata de caramelo em dose dupla?! ;) Heinnn?! Huhuhu! Esse cupcake surgiu numa tarde de sábado, quando a animação passava longe de mim (tadinhaaaa!) e a TPM rondava pela casa. Já o caramelo eu tinha aprendido lá na faculdade na aula de confeitaria e tinha sido amor a primeira vista. É fácil!

1 xícara de açúcar
100 g de creme de leite de caixinha morno

Numa panela, derreta o açúcar em fogo baixo. Quando o açúcar já estiver quase todo derretido, coloque o creme de leite pra esquentar no microondas (por alguns segundinhos, só pra deixar ele morno para quando adicionarmos na calda de açúcar o choque térmico não ser tão grande). Açúcar derreteu? Tire a panela do forno, coloque o creme de leite morno (cuidado pra não se queimar, vai subir um vapor bem quentee!) e mexa sem parar. Prontinhooooo! Fácil né?! Esse caramelo não vai endurecer, o gosto não é tão forte quanto só o açúcar "queimado" e você ainda pode conservar na geladeira por 2 meses. \o/
Esse foi o recheio do cupcake!

Para a cobertura eu usei esse mesmo caramelo, adicionado num creme de baunilha:

200 g de leite condensado
200 g de creme de leite
1 gema peneirada
1 colher de sopa rasa de manteiga
1 colher de chá de essência de baunilha

Coloca tudo numa panela e mexe até começar a soltar do fundo da panela. Deixa esfriar e acrescenta 5 colheres de sopa (ou quantas você quiser) daquele caramelo que fizemos lá em cima! A consistência dessa cobertura é um pouco mole, por isso, você pode colocar no cupcake e colocá-lo na geladeira por uns 20 minutinhos.

O bolo é de baunilha tá gente?! Aquele bolinho básico e fofinho!

Olha a fotooooooo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário