19 de jun. de 2012

São João - Cupcake de Milho!

Sinto muitissimo em informar que não rolou uma "arraiá" entre os cupcakes de grife! O São João vai passar em branco esse ano, nada de cupcakes juninos, com bandeirinhas e matutinhos! =/

To viajando amanhã pro interiorrrr (sotaque paulista!) e ficarei off por uma semaninha! ;) Comer milho assado, bolo de aipim, canjica e pamonha... (e voltar rolando!)! ADORO! Fala sério, existe festa mais legal do que São João?! Claro que não! =D

Quando eu chegar lá no interior, provavelmente, serei OBRIGADA a fazer cupcakes (é muita exploração, meu Deus!). Mas me recuso a cair nos sabores tradicionais, e devo me aventurar aos "sabores juninos"... sendo assim, para a alegria alheia, vou deixar aqui uma receitinha de cupcake de milho (meu favorito!)!

Cupcake de Milho:

Ingredientes:

1 lata de milho verde sem a água (usar essa lata do milho como medida)
3/4 lata de óleo
1 lata de leite de côco
1 lata de açúcar
1 lata de fubá
3 ovos
50g de côco ralado fresco
2 colheres de sopa (rasas) de fermento em pó.

Modo de Preparo:

Coloca todos os ingredientes (menos o fermento e o côco ralado) e bate no liquidificador. Depois que a mistura tiver homogênea, acrescenta o fermento e bate, no modo pulsar, rapidamente.

Coloca a mistura na forminha, polvilha o cocô ralado e leva ao forno pré aquecido (180ºC) por 25 minutinhos (fica sempre de olho e, na dúvida, faz o clássico teste do palito). Rendimento: 12 a 15 cupcakes.

Essa receita foi INSPIRADA numa receitinha de bolo do Panelaterapia (aqui). Lembrando que quando eu digo "inspirada" quer dizer que mudei algumas coisinhas. ;) Uma coisa bem legal desses cupcakes de milho é que eles podem ser "devorados" por todos os celiacos, já que não contém glútem. Yehhhh (minha tia agradece!)!

Obs.: Se for fazer o bolo, ao invés dos cupcakes, unta a forma do bolo com manteiga e amido de milho pra continuar sendo "sem glútem". ;)

Para mim, esse cupcake de milho nada mais é do que um bolo de milho em versão individual, já que ele perde um pouco a característica de cupcake por não ter uma cobertura. Diante disso, vamos a algumas sugestões de "cobertura" para incrementar esse bolinho!
  • Beijinho (leite condesado + coco fresco ralado)
  • Merengue de Canela (a Sam deu a receita lá no blog Fofurices, aqui)
  • Doce de leite com amendoim (qualquer doce de leite pastoso coberto de pedacinhos de amendoim)
  • Farofinha de Paçoca (paçoca triturada grosseiramente, ou seja, com alguns pedacinhos grandes e outros pequenos.
É isso galerinha! Pena que não tenho uma fotinho pra ilustrar o post! =/

Um ótimo São João a todos! ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário