27 de jul. de 2012

Cupcake com Merengue!

Simbora pro merengue então?! Vumbora!

Já falei sobre isso aqui no blog... na verdade, chamei de marshmallow na época... mas é o mesmo método que usava antes... a diferença agora é o ponto do merengue... agora o negócio é chique, com direito a voltinha e tudo! Yehhhh!

Receitinha:
- 90 g de clara (3 claras mais ou menos)
- 200 g de açucar refinado (pode usar cristal também, mas nunca derrete totalmente e sempre fica aquele "creck creck" na hora de comer)
- 40 ml de suco de limão

Obs.: o mínimo de açucar é sempre o dobro da quantidade de clara, na verdade tudo isso influencia do ponto do merengue. Eu não coloco cremor tártaro, mas.... fique a vontade! ;)

Leve ao fogo, em banho maria, as claras e o açucar... e vá mexendo de vez em quando, até o açucar derreter... a cor vai ficando "cor de caramelo"... quando derreter, leve a batedeira e bata (sem dó nem piedade)... começe com a velocidade baixa até esfriar e depois vá aumentando até dar o ponto (uns 10 min no total, mais ou menos... dependendo da quantidade, é "craro")... adicione o suco de limão e bata mais pra incorporar o "azedinho gostoso" do suco e pronto...
O "ponto pra bico" (se fala assim, gente?!) é fácil de perceber... observe o "arame da batedeira"... e veja o "pico" de merengue que ficou na ponta desse arame (como na foto aí de cima!)... veja se ele vai cair, se cair, bata mais... se ficar firme... já tá bom!

Claro que dá pra fazer de tudo com esse merengue... as fotos foram tiradas durante a preparação do cupcake de limão (o meu queridinho!).
 
O bico usado foi o 1B da Wilton... mas dá pra fazer a "voltinha" com quase todos os bicos do tipo pitanga! O toque final foi dado pelo maçarico... o meu é daquele "fuleirinho"... mas, no momento, acho que ele cumpre bem o seu papel. Eu amo o cheirinho de açucar queimado que ele deixa no ar... é de matar do coração qualquer vizinho (he-he-he... risadinha maquiavélica)!
 
A setinha vermelha da foto é pra mostrar que quase nunca eu consigo não queimar as bordinhas... sempre de 10 cupcakes, 3 queimam (na primeira vez que eu fiz e "pegou fogo" eu fiquei mega assustada achando que ia botar fogo na casa... aí enfiei o cupcake inteiro de baixo d'água na pia... hahahahahah! Que antaaaa!)... papel é papel, né?! Antes eu ligava e ficava arrasada... hoje em dia eu acho que faz parte do charme do cupcake maçaricado! ;)
Se jogaaa no merengue, colhegaaa! Pra comer com morango então?! Afff! Muito bom! Partiu fim de semana! Beijooo!


6 comentários:

  1. uau! faço também merengue mas a sua receita está perfeita! vou tentar da próxima vez com o seu método!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Nossa! Muito bom mesmo Juliana! E combina com quase tudooo, né?! ;)

      Excluir
  3. Vou testar então né? uma vergonha eu não ter nenhum cupcake com merengue no cardápio! e você tem que ajudar a comprar um maçarico! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teste sim Nanda! Ajudooo... na nossa viagem-aventura em Feira a gente procura um legal! ;)

      Excluir