6 de ago. de 2012

Cupcake - Romeu e Julieta!

Lá no Salon du Chocolat eu provei um tal de brigadeiro de queijo parmesão no stand de uma brigaderia daqui de Salvador. Resultado: amei, enlouqueci e viciei! É muitooo bom! Pra tentar descrever o gosto eu digo o seguinte: tem um gostinho de queijadinha sem coco, ou melhor, de beijinho sem coco, no início é doce, no final é salgado. Deu pra entender?! Não né?! Só comendo pra saber! ;)

Depois que fiz esse bendito curso de gastronomia, sou daquelas pessoas chatas e irritantes que quando comem algo novo e diferente, comem devagar (as vezes até de olho fechado), tentanto "desmembrar" os ingredientes que estão "escondidos" ali. Juro que tento pegar leve quando estou do lado das minhas amigas que acham que comer é só pra encher a barriga e que doce é só pra "matar a vontade de não matar o namorado" (entenderam o trocadilho?!)... mas quando to com minhas amigas da área, pego pesado na chatice da lenta degustação mesmo, e ainda há o perigo de passarmos a próxima meia hora discutindo sobre aquela comida. Hahahaha!

Foi exatamente assim, como uma psicótica da degustação, que me comportei com aquele brigadeiro de parmesão! E adivinhem o que descobri?! Nada! Hahahahaha! Brincadeira... deu pra distinguir o queijo parmesão e o leite condensado! Hahahahahahaha! Que eficiência não?! Praticamente irmã do mago da cozinha do Fantástico. Huhu! Mas então... resolvi me virar assim mesmo e colocar a mão na massa tentanto reproduzir a minha versão de brigadeiro de parmesão. E não é que ficou bem parecido?! ;)

Notei que a textura não era muito cremosa... era levemente granulosa, como se tivesse um pozinho por ali... ao mesmo tempo não parecia com farinha de trigo... então resolvi apostar no leite em pó e deu certo. Anota aí!

Brigdeiro de Parmesão
(rendimento: 20 unidades)

Ingredientes:

1 lata de leite condesado
50 g de creme de leite (1/4 da caixinha)
2 colheres de sopa de leite em pó
50 g (um pacotinho) de queijo parmesão ralado
70 g de queijo parmesão em barra (pra ralar na hora) pra servir de "granulado" para o nosso brigadeiro

Modo de preparo:

Coloca tudo numa panela, menos o parmesão em barra, e vai mexendo até dá o ponto de brigadeiro (se quiser usar como cobertura, como será o caso do cupcake que vou mostrar lá em baixo, ainda aqui nesse post, deixa mais molinho, ok?).

Obs: Pessoal! Eu não uso manteiga, nem gema viu?! Acho que não precisa, que o creme de leite já fornece a gordura necessária, mas se vocês quiserem usar, se joga colega! ;)

Depois que esfriar, enrola e passa no queijo parmesão (o em barra que você ralou). Agora você come e me diz se não é uma ma-ra-vi-lha?!

Depois de devorar uma dúzia, eu pensei (lampadazinha dos gibis): e por que não, transformar esse brigadeiro em uma cobertura para cupcake?! Tcharammmmmm!

Dito e feito, refiz a receita, dessa vez, deixando num ponto mais mole, fiz um cupcake de baunilha básico, um creme de goiabada e lancei um novo sabor de Cupcake de Grife: o romeu e julieta! Yehhh! Obriguei minha degustadora oficial a comer (ela tava de dieta) e foi super aprovado! Huhuhu!



O que você não deve fazer, como eu fiz: não use um bico muito detalhado, como pitanga por exemplo, use o velho e bom perlê... a textura dessa cobertura é a maior entupidora de bicos, mas dá super certo com o perlê. ;)

Pra decorar: parmesão ralado e um detalhe (no caso, uma florzinha) feito com a própria barra de goiabada.


Bom e fácil né?! ;)

11 comentários:

  1. Maravilhoso, de fato! Preciso testar também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda!
      Lembrei de você na hora de fazer a florzinha de goiabada! ;)

      Excluir
  2. Apesar de não ter gostado do brigadeiro, acho que ia gostar do cupcake, ainda mais que tem a goiabada pra combinar com o queijo...vc logo, logo, vai estar ao lado do mágico do fantastico...rsrsrsr....bjus
    Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu! Quando vc me disse q n tinha gostado do brigadeiro naquele dia eu quase não acreditei, ja q eu tinha gostado tanto! rsrs
      Hahahah! Eu do lado do carinha do fantástico?! Ele vai me expulsar da cozinha a ponta pé! hahahaha!
      Bjo!

      Excluir
  3. A degustadora oficial é a senhora sua mãe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo tia, a própria, em carne e osso! E se continuar com o cargo de degustadora oficial, será muito mais carne do que osso! Hahaha!

      Excluir
  4. Esse cupcake é muito gostoso...Super aprovo esse Romeu e Julieta! e essa sua Nova descoberta brigadeiro de parmesao...é...hummmm... muito bom!kkkk

    ResponderExcluir