23 de set. de 2013

Passo a passo: minicupcakes de safari!

Pra amenizar minha longa ausência, aqui estou eu com um longo post, do jeitinho que vocês gostam, com passo a passo detalhado de pasta americana. O tema de hoje é safari (ou selva, ou zoo, ou qualquer outro que envolva animais fofos), ótimo para festinhas infantis e chás de bebê.
 
Como sempre, tentei montar as fotos de uma maneira auto explicativa, mas ao longo do post vou tentando descrever algumas etapas mais "complicadas". Vamos ao que interessa!
 
Você vai precisar de:
  • estecas
  • boleador
  • pasta americana branca (ou já tingida)
  • corantes em gel coloridos
  • cortador de flor (6 pétalas arredondadas)
  • cortador de coração pequeno
  • pincel e água (para "colar" uma pasta americana na outra)
  • um pouquinho de boa vontade e muita paciência
Pra começar, o leão:

 
Com a pasta americana laranja, corte uma flor de 6 pétalas arredondadas, que será a juba do leão. Depois corte um círculo marrom acinzentado.
 
 
Faça duas bolinhas do mesmo tamanho e boleie as pontas. agora, com a pasta laranja, faça duas bolinhas menores, achate-as e com o pincel e a água, "cole-as" na bolinha marrom, formando as orelhas. Depois, com a água, aplique as orelhas no círculo marrom.
 

Faça duas bolinhas (menores que a orelha), achate-as e coloque no centro do rosto do leão. Com uma esteca (ou um palitinho qualquer), faça 3 furinhos em cada "bochecha". Uma bolinha bem pequena forma o nariz e duas bolinhas pretas, ainda menores, serão os olhos. Leão pronto! Oba! :)

Agora, vamos ao macaco!


Com um cortador, corte um círculo marrom. Duas bolas do mesmo tamanho, com as pontas boleadas serão as orelhas. Faça 3 "tirinhas" finas e pequenas e cole-as com água (usando o pincel), formando o "cabelo" do macaquinho.


Usando pasta americana cor da pele, corte um pequeno coração, retire a ponta com uma espátula e cole na parte central do rosto do macaco.


 Faça um rolinho com a pasta americana cor da pele, achate-o e coloque abaixo do "coração cortado" (coração cortado? OMG!). Faça um triângulo gordinho com pasta preta, que será o nariz do macaco. Depois duas bolinhas para os olhos e, com uma esteca, "desenhe" a boca do macaco. Prontinho!
 
Agora, o último, o elefante!

 
Corte um círculo de pasta cinza. Faça dois corações também cinzas e corte as pontas, exatamente como o macaco.
 
 
Cole os dois pedaços de coração (OMG! É muito coração partido num post só!), nas laterais do círculo para formarem as orelhas do elefante. Depois faça 3 tirinhas (como as do macaco) para formarem uma espécie de "topete" do elefantinho. Faça uma bola simples e vá moldando uma das pontas, formando uma espécie de "cenoura", "entorte" a ponta e você terá uma tromba.
 
 
Com uma esteca faça tracinhos na troba. Faça tirinhas (mais grossas do que as do topete) brancas e bolinhas pretas. Esses serão os dente de marfim e os olhinhos do elefante, respectivamente. Aeeeee! Elefante feito!
 
E agora, toda a bicharada!
 
 
Espero que tenham curtido o passo a passo! Não acho que seja difícil de fazer mesmo pra quem não tem muita intimidade com a pasta americana. É como eu disse, com um pouquinho de boa vontade e uma dose extra de paciência, tudo dá certo. ;)
 
Lembrando que esses são minicupcakes, mas para fazer a decoração para os de tamanho padrão é só aumentar o tamanho dos cortadores e as proporções que dá certo.
 
Qualquer dúvida, deixa aí nos comentários que eu tento dar uma ajudinha! :)


7 comentários:

  1. Posso fazer esses tops de cupcakes com quantos dias de antecedência? e como faço pra guardar sem estragar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Olga! Normalmente eu faço com uns 5 dias de antecedência... mas até uns 20 dias dá pra fazer sem problemas. Depois de seca, eu guardo num recipiente forrado com papel manteiga e bem fechado.
      Na verdade, pasta americana estragar é bem difícil, o que normalmente acontece é que ela vai ficando muito dura e seca, sendo impropria pra consumo.
      Qualquer dúvida estou a disposição! ;)

      Excluir
  2. Parabéns Germana pelo belo trabalho, gostaria de saber se vc não tem um passo a passo de girafinha?

    ResponderExcluir
  3. Você poderia ensinar zebra, girafa e onça?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!!!
    Depois que coloca no papel manteiga e necessário ir pra geladeira

    ResponderExcluir
  5. Vou tentar fazer na próxima semana... Depois vou postar aqui.

    ResponderExcluir
  6. Amei, as suas dicas, sou novata e quanto as cores encontro as pastas já prontas ? Por favor me oriente

    ResponderExcluir