29 de jan. de 2014

Brigadeiro colorido - a saga!

Primeiro post do ano! To lerda, né? Mas janeiro pra mim é um mês furado. É verão, tá calor, tem praia... e tudo isso me dá preguiça. Pronto falei.
 
Ja falei aqui de brigadeiro colorido, né? Mas queria bater um papo mais detalhado sobre esse assunto, porque em dezembro rolou uma encomenda de cupcakes com cobertura de brigadeiro colorido e passei o maior perrengue. Explico melhor.
 
As cores seguem uma lógica, não adianta ir na tentativa e erro, elas tem vontade própria e elas que mandam, baby. Várias coisas influenciam a cor do seu brigadeiro. Precisei fazer um brigadeiro azul, mas não era qualquer azul, era azul bebê. E foi daí que surgiu o problema.
 
A saga: usei corante gel, mas to começando a acreditar que o corante líquido teria sido melhor. Quando coloquei um pouquinho (bem pouquinho) do gel no leite condensado ficou verde claro. Aí pensei: óbvio... azul com amarelo (cor do leite condensado) dá verde, dããã! Aí fui colocando mais corante... acontece que o corante em gel demora a "derreter" totalmente no fogo, e a medida que ia mexendo a panela eu ia me deparando com alguns pedacinhos (pontinhos) bem pequenos do corante que não desmanchavam... e o azul continuava sem ser azul, era verde. E eu fui colocando mais e mais corante, precisava do tom azul e o desespero foi batendo... e os pontinhos continuavam, e nada do azul. Até que... (suspense!!!)... veio o azul... do nada... tudo começou a ficar azul, mas não era um azulzinho clarinho fofo... era um mega ultra power azul. Oh my God! Não ficou feio, ficou bonito... mas fugia do que eu queria, entendem? Enfim... vivendo e aprendendo!
 
Lições do dia:
1 - Vá com calma com o corante, ele demora a dissolver totalmente.
2 - Considere a cor dos ingredientes, elas influenciam (e muito) a cor final.
3 - De preferência por corante líquido, nesse caso. Já que você precisa de elementos com texturas parecidas, que são mais fáceis de se misturarem.
4 - Se só tiver o corante em gel, não tem problema. Misture num potinho com um pouquinho (uma colher de chá) de água e vá colocando aos poucos no leite condensado.
 
Acho que é só!
 
Vou postar as fotos do meu cupcake louco azul, pra vocês rirem um pouco de mim!


E agora só pra ter mais fotos com o tal do brigadeiro azul, vou postar as fotos desses cupcakes já decorados. Foi um aniversário de 95 anos de uma senhorinha fofa.





Achei que o azul mais forte até que combinou direitinho com os cupcakes, né?

E você? Alguma dica de como colorir brigadeiro? Conta pra gente! ;)

UPDATE!

Genteeee! Eu e o brigadeiro colorido nos entendemos e estamos em lua de mel. Aeeee! Semana passada fiz um brigadeiro verde água para cobrir minicupcakes e deu certo. Dilui o corante verde em um pouco de água (uma colher de sopa), coloquei num potinho e fui adicionando aos poucos durante o preparo do brigadeiro no fogo, era mexendo a panela e colocando gotinhas do liquido colorido. Deu tudo certo. Quando achava que tava muito claro, colocava mais, até chegar ao verde que eu queria.
 
 

5 comentários:

  1. vc pode compartilhar a receita do seu brigadeiro colorido?

    ResponderExcluir
  2. podia compartilhar a receita precisava muito . 😊☺

    ResponderExcluir
  3. Como o meu brigadeiro branco leva chocolate derretido, vou colocar aquele corante para chocolate e testar para ver como fica.

    ResponderExcluir
  4. Vc é demais já me ajudou muito no que eu quero fazer já me deu umas dicas alias vc explica Tim Tim por Tim kkkkkk
    Amei

    ResponderExcluir
  5. Vc é demais já me ajudou muito no que eu quero fazer já me deu umas dicas alias vc explica Tim Tim por Tim kkkkkk
    Amei

    ResponderExcluir