2 de jul. de 2012

Livros!

Aproveitando o clima de feriado com cara de domingo aqui em Salvador (02 de julho - independência da Bahia), fui dar uma folheada em alguns livros e revistas culinárias, uns sobre cupcakes, outros não. Foi aí que percebi que dicas de livros é um bom assunto para falarmos aqui no blog. É minha genteeeeeeeeeeee, isso aqui também é cultura, baby!

Pra quem não sabe, sou uma devoradora de livros... na verdade, tento ser. Ler, sem dúvida, é uma das minhas paixões. Tenho duas sessões de livros no meu quarto, uma de romances, ficções e entretenimento em geral, e outra de gastronomia, é claro. Essa última ainda está em fase de crescimento... mas, um dia eu chego lá... devagar e sempre! ;)

Lembro que há uns anos, os únicos livros de cupcakes disponíveis nas livrarias da cidade eram americanos, todos em inglês, o que dificultava a vida de muita gente. Com o passar do tempo, e a popularização do nosso bolinho favorito, as coisas foram mudando e, hoje, tem centenassss de livros sobre o assunto disponíveis por ai (para a nossa alegria!). Yehhh!

Logo quando comecei a me apaixonar pelos cupcakes, ganhei de uma amiga (Lu, a de sempre!) meu primeiríssimo livro sobre o assunto! O livro é um clássico, tanto lá nos EUA, quanto aqui no Brasil.


A mulher bombril (Martha Stewart's) se jogou nesse mundo (ôôô criatura pra querer saber de tudo e escrever sobre tudo, viu?!) e lançou essa belezura. O livro é bem legal... tem muitas fotos boas que dá pra mexer com nossa imaginação, fácil, fácil. O que pesa contra é o fato de ser escrito em inglês e das receitas serem bem americanizadas (claro, néee? dããã!), o que, para mim, não combina muito com nosso gosto brasileiro, muito menos com o nosso clima. Mas nada que uma boa e velha adaptação não resolva, né?! ;)

Depois desse, fiz outras aquisições!



Esses daí de cima eu fui comprando com o passar do tempo. Assim sabe, sendo super sincera, não vejo muita necessidade das pessoas terem tantos livros culinários hoje em dia, a internet tá aí pra isso, nela você consegue todo tipo de receita, vê todo tipo de foto... termina que desbanca um pouco o papel dos livros. Mas sendo mais sincera ainda, eu amoooo folhear livros... não sei, dá uma sensação melhor, mais real sabe?! Não sei se vocês me entendem... =P Ou seja, dá pra ter uns livros... e dá também pra bisbilhotar no google... o que não dá é pra ficar na dúvida de alguma receita ou ficar sem idéias na hora de confeitar um cupcake! ;)

Falando um pouco mais sobre esses três livritchos aí de "riba": o de cima do lado direito, acho, que foi um dos primeiros livros de cupcakes em português... ele é "legalzinho", nada demais, tem até o  volume 2 já... mas ainda n comprei (e nem sei se vou comprar!), por que acho que é quase a mesma coisa. O livro de cima na esquerda, foi minha última compra... ele tem várias receitas diferentes, mas acho que por serem diferentes demais terminam sendo pouco "usáveis". O de baixo parece um livro versão pocket, é bem simples, tem váriasss receitas... mão nenhuma apaixonante!

Não posso deixar de comentar sobre as revistas... eu tenho bem poucas... (as que tenho, ganhei de minha tia (valeu Adri), hahahahaha!)... acho que a única utilidade delas é ver as idéias que o povo anda tendo por aí! Simples assim!

Algumas de minhas revistas!



Essas revistas estão a venda em bancas de revista e em lojas especializadas em confeitaria e cursos de culinárias.

Pra terminar, uma foto da minha mini coleção de livros de gastronomia, só pra ilustrar o post! ;)


E vocês, alguma dica de livro legal?! ;)

2 comentários:

  1. Dicas de livros não tenho, mas tenho a dica de vc fazer uma dessas delícias e me enviar..pleaaaaaaase!!! Sabendo vc que eu passei dia desses por uma loja que estava vendendo umas "paradinhas" pra fazer cupcakes, acho q vou arriscar! Conto com suas instruções!hauhauhauhauhauha...beijos e saudades!

    ResponderExcluir